George Alberto Ferreira Cavalcante - 081 91547026 gafcartes@hotmail.com
Oi Gente, faz tempo que eu não envio nenhuma postagem.
mas agora estou eviando pra vcs um belo Tutorial que envolve Mascara, Som e Video.
Muito bem gente, vamos criar no Flash uma cena animada de uma bola quicando num cenário e caindo dentro de um buraco
Porém antes de qualquer coisa devemos lembrar que animação digital não é uma receita de bolo que só pode fazer de um jeito, esforce-se para entender a logica da coisa.
CRIANDO UM SÍMBOLO
São muito importantes os símbolos na animação, sem eles seria muito complicado e até impossível animar e até programar dentro do Flash.
Existem três tipos de símbolo:
1-Clipes de filmes (MovieClips).
2-Botões (Buttons).
3- Gráficos (Graphics).
Neste tutorial usaremos apenas um símbolo do tipo gráfico, uma linha guia, um cenário e uma camada máscara.
Vamos Começar?
Quando abrimos o Flash ele inicia com uma janela perguntando o tipo de novo documento você quer iniciar escolha ACTION SCRIPT 3.0 ou 2.0.
Caso você esteja com o Flash aberto então crie um arquivo novo clicando em FILE -> NEW.
Vamos criar um símbolo, com o novo documento aberto vá para o menu INSERT ->NEW SIMBOL ou Clique CTRL+F8.
O Flash mostra uma nova janela (CREATE NEW SIMBOL) para você dar nome e escolher o tipo de símbolo a ser inserido na biblioteca do novo documento. Chamaremos o novo símbolo de BOLA e selecionamos o tipo Gráfico para ele.
Observe que agora você não está mais na cena e sim no espaço de edição dentro do símbolo BOLA.
No meio do palco desenhe uma bola com tudo que tem direito. Após isso separe em camadas diferentes o contorno e o conteúdo da imagem que acabamos de criar.
Como?
Chame a camada inicial de CONTEÚDO, Clique-duplo, sobre o contorno (confira se apenas o contorno está selecionado), CTRL+X para recortar o contorno, crie uma nova camada e denomine-a de CONTORNO, nesta nova Camada cole no mesmo lugar que recortou da camada CONTEÚDO usando CTRL+SHIFT+V.
Porque fazermos isso?
Para podermos editar diferentemente ambas as camadas.
No frame 20 da camada CONTEÚDO clique F5 dando uma continuidade a textura da bola, no mesmo frame 20, porém na camada do CONTORNO clique F6, criando um novo quadro-chave.
Na camada contorno clique em qualquer frame entre 1 e o 19 com o botão direito e selecione a opção CRIAR INTERPOLAÇÃO CLÁSSICA.
Na mesma camada no frame 10, crie um novo quadro chave (F6) e com a ferramenta FREE TRANFORM TOOL (Q) gire em 180 graus em sentido horário o contorno da bola, e no frame 20 gire cerca de 160 graus. Isto vai dar uma aparência de giro em 360 graus para a bola pela quebra de quadros do trajeto do giro. Trave a camada.
Na camada CONTEÚDO aplique uma textura Radial ajustando com a Ferramenta GRADIENT TRANSFORM TOOL (F) para criar uma aparência de que está recebendo iluminação. Trave a camada e Pronto.
Você tem uma bola que gira e mantem um foco de luz e sombra.
Gafc Artes - o futuro em suas mãos.